quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Felizmente Há Luar! , Luís de Shau Monteiro

Texto Dramático

Características:

Estrutura externa:
o teatro tradicional e clássico pressupunha divisões em:
- actos, correspondentes à mudança de cenários,
- cenas , equivalentes à entrada ou saída de personagens em cena.
O teatro moderno, narrativo ou épico, põe de parte estas regras tradicionais de divisão na estrutura externa.

Estrutura interna 
Uma peça de teatro divide-se em:
• Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da acção.
Conflito – conjunto de peripécias que fazem a acção progredir.
Desenlace – desfecho da acção dramática.

Modalidades do Discurso Texto Principal 
Refere-se às falas dos actores. 
Pode ser constituído por:
Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;
Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.

Texto Secundário (ou didascálias, ou indicações cénicas) destina-se ao leitor, ao encenador da peça ou aos actores.
O texto secundário é composto:
- pela listagem inicial das personagens ( que ocorre habitualmente antes de cada cena)- pela indicação do nome das personagens no início de cada fala;
- pelas informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em actos, cenas ou quadros);
- pelas indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens;
- pelas indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras.

Categorias do texto dramático – algumas particularidades

AÇÃO – desenrolar dos acontecimentos, através do diálogo e da movimentação das personagens 

PERSONAGENS – agentes da ação. 

ESPAÇO
Espaço – o espaço cénico é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som. 
Coexistem normalmente dois tipos de espaço: 
• Espaço representado – constituído pelos cenários onde se desenrola a acção e que equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco; 
• Espaço aludido – corresponde às referências a outros espaços que não o representado. 

TEMPO 
•Tempo da representação – duração do conflito em palco; 
• Tempo da acção ou da história – o(s) ano(s) ou a época em que se desenrola o conflito dramático; 
• Tempo da escrita ou da produção da obra – altura em que o autor concebeu a peça.

 INTENÇÕES DO AUTOR 
Quando escreve uma peça de teatro, o dramaturgo pode ter uma intenção:
• Moralizadora (distinguir o Bem do Mal);
• Lúdica ou de evasão (entretenimento, diversão, riso);
• Crítica em relação à sociedade do seu tempo;
• Didáctica (transmitir um ensinamento).

PROCESSOS DE CÓMICO
• Situação – o que a personagem faz é cómico e inesperado.
• Carácter – desadequação do perfil da personagem.
• Linguagem – recurso à ironia, ao calão… resultado num efeito cómico ou ridículo.

FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO
• Tragédia
• Comédia
• Drama
• Teatro Épico.

OUTROS INTERVENIENTES NO TEXTO DRAMÁTICO 
• dramaturgo – autor 
• encenador – prepara e orienta os atores 
• cenógrafo – prepara o cenário 
• sonoplastia – efeitos sonoros 
• luminotecnia – efeitos luminosos 
• ator – representa as personagens

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